Viajar barato para América do Sul: Santiago (Chile)










Santiago é a capital do Chile e um dos principais centros urbanos da América do Sul. Com uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a maior cadeia de montanhas do mundo.

A cidade é o ponto de partida para aqueles que desejam desfrutar das cidades litorâneas na região de Valparaíso ou praticar esportes de inverno no Valle Nevado, que conta com cerca de 40 pistas de esqui e snowboard.

Porém , a capital também tem suas belezas e atrações próprias.

O que fazer em Santiago

 

Palácio de La Moneda

O Palácio de La Moneda, sede do governo federal, foi construído no final do século XVIII, originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile ainda era uma colônia espanhola. Durante o golpe de estado de 1973, em que  o presidente Salvador Allende foi deposto e morto, o edifício sofreu bombardeios por parte do Exército e da Força Aérea chilena.  O edifício foi reinaugurado em 11 de março de 1981, no mesmo dia em que o ditador Augusto Pinochet iniciou seu período de governo sob a Constituição totalitária de 1980. A Praça da Constituição, em frente ao palácio, abriga estátuas de todos os presidentes chilenos.

 

Foto: Bárbara Cabello P.

Foto: Bárbara Cabello P.

Cerro Santa Lucía

O Cerro Santa Lucía é um pequeno monte, com aproximadamente 70 metros de altura, situado no centro de Santiago, onde é possivel ter uma vista completa da região. Foi neste lugar que, no dia 12 de fevereiro de 1541, Pedro de Valdívia fundou a cidade de Santiago.

 

Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal é o segundo ponto mais alto de Santiago, com aproximadamente 880 metros de altura. Está localizado no Parque Metropolitano de Santiago, onde também está o zoológico da cidade. Conta com um funicular, inaugurado em 1925, em que é possível subir até a base do top. Lá é possível avistar grande parte da cidade, incluindo parte das Cordilheiras dos Andes. A subida leva cerca de 10 minutos. No topo há uma estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción, com mais de 14 metros de altura. Foi neste local que o papa João Paulo II celebrou uma missa em 1987, em sua única visita ao Chile.

 

La Chascona

É uma construção em forma de navio localizada no bairro BellaVista, foi uma das três casas pelo ganhador do Prêmio Nobel de literatura Pablo Neruda no Chile. A casa foi erguida em 1953, em homenagem a sua terceira mulher, Matilde Urrutia, cujos abundantes cabelos avermelhados lhe rendeu o apelido de “La Chascona” (a descabelada). O local abriga um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa. Móveis e objetos da época, uma pinacoteca e uma coleção de objetos africanos adquiridos durante os anos em que o poeta se dedicou à carreira diplomática fazem parte do acervo.

 

Vinícolas chilenas

O Chile é um dos principais produtores de vinho do mundo. Entre as mais de dez zonas vinícolas diferentes que o país possui, as mais importantes estão perto de Santiago, a, no máximo, duas horas de carro. É possível ir de metrô para algumas das bodegas, que recebem os turistas com ótima estrutura: visitas guiadas, degustações e bons restaurantes. Entre as vinícolas próximas da capital estão a Viña Santa Carolina,  Concha y Toro e a Cousiño-Macul.

 

Onde comer em Santiago

Mercado Central

San Pablo, Región Metropolitana, Chile

Uma das atrações turísticas mais visitadas de Santiago, no Mercado Central é possível encontrar barracas de peixes, carnes, frutas, legumes, ervas e frios, tradição iniciada há mais de 140 anos. Os restaurantes servem principalmente frutos do mar e atraem turistas de todas as partes do mundo.

Bar Liguria

Av. Providencia 1373, Providencia, Santiago, Chile

Av. Pedro de Valdivia 047, Providencia, Santiago, Chile

Av. Luis Thayer Ojeda 019, Providencia, Santiago, Chile

 

Foto: Liguria

Foto: Liguria

Um clássico chileno, o Bar Liguria oferece cervejas, vinhos e petiscos a preço justo. Os três endereços vivem lotados, por isso é bom chegar cedo caso não queira esperar na fila.

 

Onde ficar em Santiago

Austral Suites

Francisco Antonio Encina 1781, Providencia – Santiago

Hotel Eurotel

Guardia Vieja 285, Providencia – Santiago

Av. El Bosque Norte 0124,  Las Condes – Santiago

Meridiano Sur Petit Hotel

 Sta. Beatriz 256, Providencia – Santiago