Como encontrar passagens áreas mais baratas?










7928294800_05e44f2983_z

Foto: Epsos

Para a grande maioria das pessoas, o planejamento de uma viagem se inicia pela busca das passagens áreas que atendam as datas desejadas. Além disso, os custos com o deslocamento aéreo representam geralmente a maior porcentagem dos gastos totais com a viagem.

Por isso, sempre nos preocupamos em encontrar os melhores preços para os bilhetes. Ainda mais considerando a aparente falta de lógica para os valores oferecidos! As companhias aéreas buscam preencher as aeronaves com um número de passageiros que garanta uma margem de lucro adequada. Caso a procura esteja muito baixa, os preços cairão para incentivar passageiros e garantir que o voo não dê prejuízo. Caso o percentual de lotação já tenha sido alcançado, os preços subirão, já que não fará tanta diferença um passageiro a mais ou a menos.

9970965084_603c11cd6c_z

Foto:

Comprar com muita antecedência nem sempre é a melhor opção. Da mesma forma, deixar para a última hora, esperando uma promoção tempestiva, pode ser uma furada.

8024546502_8b9120260c_z

Foto:

Obviamente, espere preços mais salgados durante a alta temporada, que no Brasil vai da segunda quinzena de dezembro ao final de janeiro, além da primeira quinzena de fevereiro e julho. Com a alta demanda nesses períodos e oferta limitada, os preços vão as alturas. Veja o exemplo da Copa do Mundo: a ponte aérea Rio-SP durante a competição em 2014 já custa 10 vezes mais que o preço em outras épocas! Portanto, podendo evitar, fuja desses meses e de feriados em geral.

Planes line up at Helsinki Airport, runway 22R.

Foto:

Opte por dias diferentes. Considerando o grande movimento de pessoas indo na segunda-feira de manhã e voltando para casa na sexta à noite, essas são ocasiões em que os preços também são mais elevados.

Seja flexível! Às vezes um dia a mais ou a menos no destino pode ser decisivo no momento da compra e garantir passagens aéreas mais baratas.

Para voos internacionais, preços melhores podem ser encontrados pesquisando ida e volta. Algumas companhias também beneficiam quem ficar mais tempo em um destino, então teste durações diferentes para sua viagem.

Nossa dica principal, como várias vezes já comentamos por aqui: pesquise! Monitore com antecedência os preços, simule diferentes datas e durações. Quando o preço couber no seu bolso, compre!

E aproveite a viagem!